Lactimaf, breve história

 

Queijeiros desde 1934

 

Nos anos 30 do século passado, na aldeia de Fornos perto do Castelo da Feira, os três irmãos Margarida, Ana e Francisco Pinho, iniciam uma pequena queijaria para escoar o leite produzido na sua exploração agrícola, a Casa da Quintã. Percebendo a grande aceitação do produto e a falta de variedade no mercado, fazem viagens a França e à Holanda para aprender com mestres queijeiros e trazer para Portugal formatos e variedades inexistentes.
Assim, em 1934 os três irmãos Margarida, Ana e Francisco, fundam a Lacticínios MAF, Lda. (nome que resulta da junção das suas iniciais) e lançam-se na produção de queijo flamengo bola, até então desconhecido no país. Nesse mesmo ano registam a marca RICO, usando o Castelo da Feira como símbolo na sua embalagem, imagem de marca que se tem mantido até aos dias de hoje.

 

Empresa pioneira e inovadora

Durante a sua existência, sempre orientada pelos saberes tradicionais, a empresa acompanhou e antecipou a evolução das tendências do mercado e da preferência dos consumidores, apostando na inovação e investimento em tecnologias modernas, para garantia da máxima qualidade dos seus produtos. Pioneira no fabrico do queijo flamengo bola RICO, a Lactimaf foi desenvolvendo outras variedades de queijo: curados, amanteigados, em triângulos, light, cremosos simples ou combinados com presunto, nozes e camarão. Inovadora, a empresa manteve-se fiel às suas origens, a produção do flamengo e amanteigados continua a fazer-se segundo as receitas originais.‏

 

Onde procura, encontra

Os queijos da Lactimaf podem ser encontrados um pouco por todo o país.
‏Nos grandes hipermercados, armazéns e cash & carry, nos pequenos supermercados e comércio tradicional, bem como em hotéis e restaurantes. Os nossos produtos encontram-se também com facilidade em alguns países europeus.

 

Marcos na vida da Empresa

 

1934
Constituição da empresa Lacticínios MAF, Ldª, em Fornos, Santa Maria da Feira. Em 17 de Abril do mesmo ano é registada a marca de queijo RICO.


1945
Chegada de um mestre queijeiro Austríaco para fabricar queijos nunca antes produzidos em Portugal, como o emental e o roquefort. É também nesta altura que se começa a fazer o queijo fundido em triângulos da conhecida marca Saúde. A Lactimaf é, ainda hoje, o único fabricante nacional deste formato de queijos.


1960
Remodelação e ampliação das instalações


1973
Ampliação dos escritórios e parte de recepção do leite


1980
Nova remodelação com construção de um pavilhão para o fabrico de queijos flamengo e curados


1999
Mecanização da linha de produção dos queijos flamengo e curado. Importante investimento para cumprimento das normas comunitárias de higiene e segurança, qualidade e ambiente. Construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR)


2014
Lactimaf completa 80 anos de história

MAPA DO SITE
QUEM SOMOS
OS NOSSOS QUEIJOS
AS NOSSAS RECEITAS
CONTACTOS

 

CONTACTOS
LACTICÍNIOS MAF LDA.
RUA QUINTÃ, 381
4520-319 FORNOS VFR
SANTA MARIA DA FEIRA